Blog | Banco Arbi

O que é agente de coleta PIX?

20/01/2025 - Banco Arbi | São Paulo

O PIX revolucionou o cenário de pagamentos no Brasil ao permitir a realização de transferências instantâneas e disponíveis 24 horas por dia. Dentro desse ecossistema, o agente de coleta PIX se destaca como facilitador, conectando usuários e empresas que não possuem conexão direta com o PIX. 


O Banco Central (Bacen) incorporou essa e outras modalidades alternativas do serviço ao regulamento do PIX visando democratizar o acesso a esse meio de pagamento. A atuação dos agentes de coleta ajudam a promover inclusão financeira por meio da intermediação dos pagamentos via PIX. 


Como funciona o Agente de coleta PIX?

O agente de coleta PIX conecta empresas e usuários ao sistema de pagamentos instantâneos, facilitando o registro de chaves PIX, o recebimento de pagamentos e o repasse de valores com segurança e eficiência. 


No modelo definido pelo Bacen, os agentes de coleta tem autorização para registrar chaves PIX, coletar e repassar valores para os beneficiários finais em transações via PIX. Essa função é voltada para empresas que não possuem integração direta com o sistema de pagamentos instantâneos do Bacen. Por isso, no geral, os agentes de coleta PIX são participantes indiretos do PIX e atuam dessa forma em parceria com instituições financeiras como o Banco Arbi, que são participantes diretos do PIX. 


Em um exemplo simples, um agente de coleta parceiro do Banco Arbi é um participante indireto no PIX e realiza a intermediação de pagamentos no SPI utilizando a infraestrutura bancária e tecnológica do nosso banco. 


Responsabilidades regulatórias 


Para atuar como agente de coleta PIX, a instituição precisa cumprir uma série de obrigações jurídicas e regulatórias. Confira abaixo quais são as principais responsabilidades de um agente de coleta PIX:

  • Ter um processo de compliance organizado com o intuito de identificar, avaliar e monitorar todos os riscos, sejam eles legais, financeiros ou operacionais. Entre as principais políticas regulatórias, podemos citar a PLD/FT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo) e a KYC (Know your client — Conheça o seu cliente). 
  • Implementar políticas de privacidade e proteção de dados orientadas segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 
  • Cumprimento das normas regulatórias do Bacen, especialmente as resoluções n.°. 269 e n.°. 293, que tratam das condições e critérios para terceirização de atividades no sistema PIX. 
  • Ter canais de comunicação de fácil acesso, que tragam transparência na informação como os custos da operação, termos e condições de serviços, além de ter canais de atendimento para resolução de dúvidas e reclamações. 
  • Manter registros detalhados das transações realizadas via PIX para que seja possível reportar ocorrências às autoridades reguladores, caso seja necessário. 
  • Para os casos em que o agente de coleta faça a oferta de conta transacional ao cliente, é preciso adequar o seu modelo de negócio para IP (Instituição de Pagamento), seja por meio de autorização do Bacen ou por meio do modelo de BaaS (Banking as a Service), solução que também é oferecida pelo Banco Arbi.


Como funciona a intermediação dos pagamentos?


Cadastro de beneficiários

Os beneficiários se registram junto ao agente de coleta, fornecendo os dados necessários para vincular a sua chave PIX e receber os valores pagos em transações. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o dono de uma loja abre uma conta em uma fintech que é agente de coleta e vincula uma chave PIX a instituição.


Recebimento dos pagamentos

Com apoio da infraestrutura bancária de outra instituição financeira, como o Banco Arbi, o agente de coleta recebe os pagamentos das transações via PIX em suas plataformas ou sistemas.


Repasse dos valores

Após receber os pagamentos, o agente de coleta PIX realiza o repasse dos valores aos beneficiários finais.


Aliado ao serviço de recebimento e repasse de pagamentos, os agentes de coleta PIX oferecem diversas outras funcionalidades do PIX para seus clientes como pagamentos via QR code, transferência entre contas, PIX Saque, PIX Troco e links de pagamentos. 


Esses serviços e integração permitem aos benefícios uma melhor gestão do fluxo de caixa, trabalhar com cobranças automatizadas, fazer a divisão de pagamentos com parceiros e se integrar a APIs e sistemas de ERPs. 


Participantes do PIX geram impacto social 

Atuar como agente de coleta PIX também é uma forma de gerar impacto social no mercado. A oferta do serviço ajuda a promover a inclusão financeira para pequenos negócios e profissionais autônomos, personagens importantes para a nossa economia, abrindo a estes um leque de outros serviços agregados.


Desde o seu lançamento, o PIX permitiu que milhões de brasileiros, especialmente pessoas de baixa renda, tivessem acesso a serviços financeiros que antes eram inacessíveis. Segundo dados do Banco Central, a população de baixa renda representa a maioria dos usuários do PIX, mostrando o seu impacto na inclusão social e bancarização no país. 


Empresas que se tornam agentes de coleta PIX contribuem para o crescimento e estabilidade da economia brasileira, mas também aproveitam outros benefícios como ampliação da base de clientes e novas fontes de receita. A adoção do PIX é uma estratégia vantajosa para todos. 


Quais os benefícios de se tornar um agente de coleta PIX? 

A atuação como agente de coleta PIX traz diversos benefícios para empresas, facilitando a operação do PIX com mais eficiência e menos custos. Confira abaixo quais são as principais vantagens de se tornar um agente de coleta PIX:


Expansão de serviços e de receita 

Ser um agente de coleta PIX possibilita diversificar o portfólio de soluções de pagamento da empresa, possibilitando o atendimento a diversos nichos de mercado. Além disso, a opção de cobrança de taxas e comissões por essas funcionalidades como o repasse geram novas fontes de receita para o negócio. 


Vantagem competitiva 

Um agente de coleta PIX pode oferecer diversos serviços agregados a função, como acesso a APIs e cobranças recorrentes automatizadas. Isso pode representar vantagens competitivas com a oferta de novas soluções no mercado. 


Menos custos operacionais 

Ingressar como participante indireto do PIX e atuar como agente de coleta ajuda a diminuir os custos operacionais do serviço. Ao utilizar a infraestrutura de instituições financeiras parceiras, é possível prestar esse serviço sem a necessidade de ter uma plataforma robusta. 


Conformidade regulatória 

O agente de coleta PIX que opera no SPI por meio da parceria com uma instituição financeira presta o serviço dentro das conformidades com as normas do Banco Central. 


Participe do PIX em parceria com o Banco Arbi

Sua fintech ou empresa ainda não tem acesso ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI)? O Banco Arbi é o parceiro certo para o seu negócio! 

Temos uma infraestrutura de BaaS robusta para ajudar o seu negócio a se tornar participante indireto e agente de coleta do PIX. Contamos com soluções completas para empresas e fintechs, diversifique seu portfólio de soluções financeiras conosco!


Fale com a nossa equipe de especialistas!

O Banco Arbi é pioneiro em tecnologia e inovação, oferencendo infraestrutura bancária de ponta para a criação de serviços financeiros personzalizados. Aqui, você encontrará insigths valiosos, tendências do setor e as melhoras práticas para alavançar suas operações financeiras.