Blog | Banco Arbi

Como acelerar investimentos empresariais com a emissão e cessão de CCB?

03/01/2025 - Banco Arbi | São Paulo

Em um cenário econômico onde o acesso a crédito ainda pode ser desafiador, a CCB (Cédula de Crédito Bancário) é uma alternativa mais ágil e menos burocrática para as empresas. Para investidores, a CCB é uma oportunidade de diversificar investimentos com um título que podem moldar conforme suas necessidades.


Entre as formas de viabilizar operações de crédito disponíveis no mercado, a emissão e cessão de Cédula de Crédito Bancário é uma ótima opção para financiar investimentos com menor custo. Neste artigo, exploraremos o que é a CCB, como funciona a emissão e cessão desse título e quais são as principais vantagens para as empresas.


O que é a CCB?

A Cédula de Crédito Bancário é um título de crédito que pode ser emitido no formato físico ou digital por instituições financeiras para representar uma operação de crédito, seja entre a instituição financeira e uma empresa ou pessoa física, ou entre essas e investidores. Regulamentada pela Lei 10.931/2004, esse título de crédito oferece segurança jurídica para todas as partes envolvidas.


Na prática, após a emissão da cédula de crédito bancário, a empresa que toma o crédito assume o compromisso de pagar o valor emprestado acrescido de juros e outros encargos em um prazo acordado para seus credores. 


Como funciona a emissão e cessão de CCB?

A emissão de uma CCB acontece com a formalização desse título por instituições financeiras. Nesse processo, a empresa e o credor negociam e definem os termos do empréstimo, ajustando valores, taxas, encargos, prazo e possíveis garantias.


Como falamos no tópico acima, a Cédula de Crédito Bancário pode ser emitida no formato físico ou digital, sendo registrada em entidades certificadoras. A cédula deve conter o nome do credor, data e local de emissão, finalidade de crédito, forma de pagamento, taxas de juros aplicáveis, promessa de pagamento e a assinatura do devedor e do credor da CCB.


Após a sua emissão, a Cédula de Crédito Bancário também pode ser cedida a terceiros. Esse processo é conhecido como cessão de crédito. Nestes casos, o credor da dívida pode transferir seus direitos de recebimento a outro credor. 


Para fazer a cessão de crédito, o credor formaliza a negociação por meio de um termo de cessão (transferência) e notifica o devedor. Após a cessão, o novo credor passa a ter os mesmos direitos sobre o pagamento que o cedente original.


Quais são as vantagens da emissão e cessão de CCB para o mercado?

A emissão e cessão de CCB trazem diversos benefícios para o mercado. Abaixo, fizemos uma lista com as principais vantagens de optar por essa alternativa. Confira:


Segurança Jurídica

Como um título amplamente utilizado e estabelecido no mercado, além de ser regulamentado por lei, a Cédula de Crédito Bancário proporciona segurança jurídica para os envolvidos na operação.


Agilidade na captação

Com a emissão de Cédula de Crédito Bancário, empresas podem acessar recursos com condições customizáveis e maior rapidez, sendo uma opção para captar investimentos no mercado com menos burocracia. A empresa e os investidores também possuem maior poder de negociação para estabelecer condições que se adequem à sua realidade financeira.


Flexibilidade para investidores

Credores podem ceder seus direitos, criando novas oportunidades de liquidez e diversificação com toda a segurança e eficiência. A possibilidade de cessão da Cédula de Crédito Bancário traz maior flexibilidade para investidores, permitindo que eles aloquem o seu capital com maior liberdade no mercado.


Quando empresas devem usar a CCB?

A cédula de crédito bancário é uma solução para empresas captarem recursos, mas esse modelo é indicado em algumas situações específicas. Confira abaixo quais são os principais cenários em que empresas podem considerar o uso da Cédula de Crédito Bancário:


Obter capital de giro

A CCB é uma ótima opção para empresas que precisam de recursos para capital de giro. Em momentos de maior demanda, como, por exemplo, em datas sazonais, a emissão da cédula de crédito bancário pode ajudar o negócio a ter capital de forma ágil para reforçar o seu fluxo de caixa.


Financiar a expansão de negócios

Para empresas que desejam expandir suas operações, a Cédula de Crédito Bancário pode ser uma alternativa rápida e com condições mais vantajosas para auxiliar nesse processo.


Por meio da cédula de crédito bancário, empresários podem captar recursos com prazos e condições flexíveis. Isso facilita o alinhamento dos pagamentos do título com o retorno esperado na expansão, ajudando a estruturar investimentos a longo prazo.


Diversificar fontes de crédito

Empresas podem usar a Cédula de Crédito Bancário para diminuir a sua dependência de outras fontes de crédito. Para negócios, é muito interessante ter uma base de investidores e fontes de crédito e financiamento diversificada. Isso diminui o risco de escassez e melhora as condições de negociação de crédito no mercado. 


Tokenização: o futuro da CCB 

Com o avanço das novas tecnologias no mercado financeiro, a tendência é que a CCB física ou digital convencional passe por uma transição para a tokenização, modelo que promete revolução o mercado de crédito. 


Esse avanço amplia as possibilidades de negociação e liquidez, como também democratiza o acesso a investimentos, promovendo um mercado mais dinâmico e acessível. Pautado pela inovação, o Banco Arbi acompanha o futuro e a modernização do produtos financeiros. 


“Estamos caminhando para um mundo em que a CCB já nascerá tokenizada e será diretamente negociada entre as partes. Isso permite, por exemplo, que investidores possam ter acesso a uma CCB emitida pelo Banco Arbi, fracionada em vários tokens com regras definidas entre eles”, afirma Vitor Elias, head de mercado de Capitais do Banco Arbi. 


A tokenização é um processo que transforma ativos na sua representação digital. Uma vez na representação digital, esse ativo pode ser fracionado em partes menores, possibilitando que diversos investidores possam adquirir essas frações, gerando maior acessibilidade e liquidez para o mesmo.

 

“Após adquirirem os tokens que representam essa CCB, investidores vão poder negociar esses títulos em outras plataformas. Isso ajuda na democratização de investimentos e da própria CCB. No futuro, a gestão da CCB poderá ser simplificada, permitindo que pessoas físicas tenham acesso direto aos títulos em plataformas como a do Banco Arbi, o que diminui custos operacionais”, complementa.


Faça a emissão de CCB com o Banco Arbi!


A emissão e cessão de CCB é uma solução financeira para credores terem mais flexibilidade, segurança e agilidade para alocar recursos. 

O Banco Arbi é o parceiro certo para fazer a emissão da Cédula de Crédito Bancário por você. Contamos com tecnologia de ponta e inteligência financeira para oferecer soluções personalizadas para empresas e investidores. 


Nossa equipe está pronto para ajudar a sua empresa a aplicar essa solução de forma estratégica para impulsionar o crescimento do seu negócio. Fale com nosso time de especialistas!

O Banco Arbi é pioneiro em tecnologia e inovação, oferencendo infraestrutura bancária de ponta para a criação de serviços financeiros personzalizados. Aqui, você encontrará insigths valiosos, tendências do setor e as melhoras práticas para alavançar suas operações financeiras.